13 de abril de 2010

Líquido – hidratando o corredor Vegetariano

Como sabemos uma dieta Vegetariana é adequada para a prática esportiva!
Veja algumas dicas de como se hidratar durante sua atividade física ou corrida!

Nosso corpo é composto essencialmente de água, de 40 a 60%, por isso é tão importante e necessária para uma vida saudável. A água participa no transporte de nutrientes, na eliminação de subprodutos oriundos do metabolismo energético e na regulaçao da temperatura, através do suor.

O desempenho e a saúde do atleta são comprometidos quando ele se encontra desidratado, pois o estresse do exercício é acentuado, as respostas fisiológicas prejudicadas e ocorre aumento na temperatura corporal.

Os sintomas da desidratação leve a moderada são: fadiga, perda de apetite e sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração urinária. A desidratação grave se manifesta com: dificuldade para engolir, perda de equilíbrio, a pele se apresenta seca e murcha, olhos afundados e visão fosca, disúria, pele dormente, delírio e espasmos musculares.

Devemos cuidar da hidratação antes, durante e após o exercício.

ANTES – Para garantir que se inicie a corrida bem hidratado, recomenda-se o consumo de 250 a 500ml (5 a 7ml/kg) de água ou outra bebida esportiva com pelo menos 3 horas antes da atividade, tempo suficiente para hidratação e eliminação do excesso pela urina.

DURANTE – Recomenda-se que já nos primeiros 15 minutos se inicie a ingestão de líquido e que se continue bebendo a cada intervalo de 15 ou 20 minutos. A quantidade a ser ingerida varia de acordo com a sudorese (transpiração), variando de 500 a 2000 ml/hora. Na prática é fácil, a cada 15 minutos você pode encher a boca com água 3 vezes.

Se a corrida durar mais que 1 hora, ou se for muito intensa, mesmo com tempo inferior a 1 hora, deve-se repor carboidrato (30 a 60g) e sódio (0,5 a 0,7g/litro) – pode ser uma bebida isotônica, que contem sais minerais e carboidratos (6g/100ml). Dar preferência para bebidas na temperatura de 15 a 22°C.

APÓS – Como normalmente não se hidrata de forma adequada durante a atividade, deve-se manter a hidratação, com o objetivo de compensar as perdas adicionais de água pela urina e transpiração. Para cada 0,5kg perdido durante a atividade física recomenda-se a ingestão de 450 a 675ml de liquido.

Lembro também que a sede é um sinal do corpo quando a desidratação já existe, portanto não espere a sede chegar para se hidratar.

Um consumo adequado de líquido é essencial para o seu melhor desempenho na corrida!

2 comentários:

Gabriella Donati Psicóloga disse...

Adoro ler suas matérias,são ótimas!!!
Parabéns pelo sucesso!!!

Unknown disse...

Show Didu!!! Belo trabalho e ótima iniciativa. Com certeza será uma fonte segura de informações. Um Abraço

Postar um comentário