26 de dezembro de 2009

Vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, então o que eles comem?


Se você não é vegetariano, provavelmente a primeira resposta que veio a sua cabeça para responder a pergunta foi: saladas. Certo?

Esse estereótipo de que o vegetariano só come saladas surgiu devido à comparação da palavra “vegetariano” com “vegetais e, conseqüentemente, “saladas”. Entretanto, Slywitch (2005), em seu livro, nos mostra que a origem da palavra vegetariano surgiu do radical latino vegethus, que significa forte, robusto e vigoroso e não salada!





A própria definição de vegetariano: “aqueles que não consomem nenhum tipo de carne e seus derivados, tendo alguns (veganos) que não consomem ovos e laticínios (Sabaté, 2001)” nos leva a desconhecer os alimentos que são utilizados nesta dieta, pois ela exclui alimentos ao invés de demonstrá-los.

 Algumas opções de alimentos para compor a dieta vegetariana podem ser observadas na tabela abaixo:






Nota-se que existe uma variedade de alimentos para se montar uma dieta vegetariana, o que confere à alimentação: sabores, cores, texturas e aromas variados, não tornando a refeição monótona.

Com base nas explicações acima se pode analisar que, de fato, o único alimento que o vegetariano não come são as carnes, pois todos os outros são parte do cardápio vegetariano.

Referências

Slywitch, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana, São Paulo: Palavra Impressa, 2006.
Sabaté, Joan. Vegetarian Nutrition (Modern Nutrition), Florida, CRC, 2001
 





8 comentários:

L є c α н ' #) disse...

Dr. me diz uma coisa, decidi me tornar vegetariana a pouquissimo tempo. E ando pesquisando bastante sobre dietas, o que 'substituir' pelo o quê. Porém, mesmo não comendo carne ultimamente, mais pra frente pretendo deixar de comer também derivados animal (o que exclui, ovos, leite, etc..) nesse caso, quais são as alternativas ?! se preferir, pode mandar uma resposta via email > lecah__@hotmail.com

Art by Lu disse...

É bem por aí mesmo... rsrsrs...
Chega a ser cansativo explicar para algumas pessoas que não como "só mato", que não sou anêmica, que não vou "morrer de fraqueza a qualquer momento" e principalmente, que não como peixe - nessa, enfrentando argumentos toscos do tipo "mas peixe pode, nem é carne direito".
Em algumas cidades, principalmente as menores, há muita carência de informação sobre a dieta vegetariana/vegana. Penso que os donos de estabelecimentos do ramo alimentício deveriam investir um pouco mais no treinamento de seus atendentes nesse sentido.

Anônimo disse...

eu decidi virar vegetariana por amor e para emagrecer to muito gorda

Anônimo disse...

Bom gente eu, já sou vegetarina desde do 13 anos hojé tenho 15 anos. bom não gosto de carne póis quando minha mãe faz carne eu detesto muito, acho muito ruim isso tudo, é muito ruim sabé, bom eu como vegetariana como todo tipo de verdura em minha casa, só não carne vermelha, que no cardapio dos vegetarianos não permite isso, genet é muito bom eu sou apaxonada de verdade por verdura as vezes quando não tém eu indoido em casa gente! sério. fico sentindo o gosto da verdura em minha boca delicía <3 amo ser vergetariana eu não quero de forma nenhuma para com isso certo. fazem o memso é vai em frenet amigos pelo o bem da Humanidade amigos, bom enfim tenho que ir póis tá na Hora de eu comer bye my friends kiss kiss.

Unknown disse...

me tornei vegetariano a pouco tempo.muito legal esse blog

Anônimo disse...

Me tornei vegetariana a pouco tempo também, o que esta me chatiando é o fato de que meus amigos e nem minha FAMILIA apoiam isso eles falam que é ridículo que eu vou desistir, mas eu vou provar a eles que ate o ultimo momento que eu respirar eu vou continuar sendo vegetariana.Ainda estou em duvida nos alimentos que vou consumir (por isso estou pesquisando) e nao sei que vou permitir na minha dieta o consumo de leite. E a única coisa que eu acho ruim é que em quase tudo tem ovo e acho que essa será a parte difícil, mas acredito que vou me acostumar.

elen diane disse...

sou vegetariana desde criança hj tenho 21 anos e ñ sinto a menor vontade de comer carne.amo mto os animais e acho bastante errado eles terem q morrer para nos alimentar.

modelos disse...

Não sou vegetariana mais uma das minhas metas pra esse de 2015 é me torna vegetariana e ter uma saúde melhor !!!!

Postar um comentário