23 de outubro de 2010

Dicas Nutricionais para Redução de peso Vegetarianos


Uma alimentação Vegetariana saudável ao contrario do que todos pensam é saborosa, fácil de ser preparada, é feita com alimentos da nossa cultura e é acessível. Ela contém frutas, verduras, cereais integrais (ex. arroz, aveia, trigo, cevada), feijões (ex. feijão, lentilha, grão de bico, ervilha), sementes, nozes, castanhas e para os ovolacto-vegetarianos pode conter derivados do leite com baixa quantia de gordura e ovos. Mas você que procura adequar o seu peso deve atentar-se ainda a outros cuidados com sua dieta.


Nesta fase use o mínimo de açúcar ou doce em sua alimentação, como: açúcar comum, mel, doces, refrigerantes, sucos com açúcar, balas, sorvetes, geléias, etc.

Utilize com moderação o adoçante artificial como: sucralose (LÍNEA - é ótima, não deixa gosto amargo, e é inócua) ou estévia (STEVITA) e outros similares.

Use pouca gordura em tudo. Mesmo o azeite na salada deve ser utilizado com moderação. Evite: frituras (máximo 1x por semana), maionese, queijos gordurosos, etc.

Use leite, iogurtes e queijos (conforme sua orientação) nas versões desnatadas ou light. Evitando as versões integrais e gordurosas.

Antes de almoçar e jantar aumente o consumo de verduras e legumes crus e cozidos. Varie bem as cores das hortaliças.

De preferência para os alimentos in natura e evite os industrializados, eles na sua maioria são ricos em gordura e açúcar refinado.

Inclua no seu dia uma colher de sopa semente de linhaça.

Preferir alimentos integrais a brancos. (pão integral, farelo de trigo, aveia, arroz integral, etc.).

Consumir diariamente feijões, de qualquer tipo (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, soja, feijão branco, feijão preto, etc.), nas porções indicadas.

Sempre que sentir fome fora de hora e\ou vontade de comer consuma uma fruta.

Praticar uma atividade física é importantíssimo para auxiliar e potencializar os seus objetivos com o plano alimentar.

Coma em local tranqüilo e agradável. Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca.

Nos intervalos, beba à vontade: água ou sucos de frutas cítricas (limão, maracujá e acerola) ou chás com adoçante. Eventualmente, tome refrigerantes diet/ ligth (1 a 2 vezes no máximo por semana).

Faça 4 a 6 refeições por dia, distribuindo melhor  sua alimentação e não pule refeições.

Coma com prazer o que você escolher e decidiu comer. Saboreie cada mordida de seu alimento.
Análise as razões pelas quais você come. Há quem coma por hábito, por falta de outro prazer ou desinteresse no dia a dia, para compensar ansiedades, para agradar os outros, etc. Descubra os seus motivos e procure resolvê-los. E sempre que necessário procure por ajuda de uma psicóloga.  

Um comentário:

Renata Fabrícia Ramos disse...

Ótima iniciativa! Excelente seriço prestado às pessoas que decidem optar um estilo de vida saudável e com qualidade na alimentação.

Postar um comentário