11 de janeiro de 2010

Impacto em curto prazo de um programa de yoga e mudança de dieta na obesidade

Estudo realizado na Índia, publicado em janeiro de 2010, avaliou em um grupo de 47 pessoas obesas o efeito de uma dieta vegetariana e a pratica de Yôga por 6 dias. Os participantes do estudo praticaram 5horas de Yôga (todos os 6 dia) e tinham uma alimentação vegetariana pobre em gordura e rica em fibras.

Após os seis dias de avaliação os pacientes apresentaram uma redução do IMC (índice de massa corporal), circunferência da cintura e quadril, massa magra, colesterol total, HDL, LDL e níveis séricos de leptina e um aumento na estabilidade postural e força de pressão manual.


O programa de 6 dias de Yôga e dieta vegetariana diminuiu o IMC e também a massa magra. O colesterol abaixou devido a redução do HDL. Os resultados sugerem que um breve programa intensivo de Yôga com mudança de dieta pode apresentar alguns riscos. Os melhores benefícios apresentados foram estabilidade postural, força de pressão manual, redução de circunferência de cintura e quadril e uma diminuição dos níveis de leptina sérica.
O autor termina o artigo dizendo que o impacto em longo prazo da intervenção continua a ser estudado.

FONTE: ARTIGO EM PDF


MINHA OPNIÃO.

Atualmente as pesquisas já indicam que alinhar mudanças na alimentação com á pratica de atividade física potencializa os resultados na redução ponderal. No começo do artigo o autor coloca que os pacientes obesos acham difícil praticar uma atividade física e que algumas técnicas do Yôga podem ser realizadas sentadas, como não sou instrutor de Yôga não sei avaliar se os procedimentos relacionados ao Yôga foram bem feitos, assim como não sei o impacto desses exercícios sobre o metabolismo energético.
A dieta proposta pelo autor foi composta por frutas e verduras frescas, lentilha, leite de vaca e carboidratos complexos, SEM limite ou restrição de ingestão. Divididas em 3 refeições (7h30, 13h00 e 19h45).
Como não temos o valor da ingestão de calorias e da distribuição dos macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) de todos os participantes dentro de uma metodologia correta fica difícil também mensurar os resultados da dieta.
Sem contar que o trabalho não apresentou um grupo controle para comparar.
Na minha opinião a proposta da pesquisa é interessante mais o desenho do trabalho foi mal elaborado e a metodologia fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário