26 de janeiro de 2010

Perguntas e Respostas - Soja e o homem


“Mensagem: Caro Doutor Eduardo,
Tornei-me vegano há pouco tempo. Ao mesmo tempo iniciei musculação e minha principal fonte de proteina é a soja(em forma de PTS, tofu, leite) e em menor escala a ervilha e o grão de bico.
No entato estou com certo receio, já que as vezes vejo estudos alarmantes sobre os efeitos da soja nos seres de sexo masculino. Há de fato algum risco em consumir soja em praticamente todas as refeições praticamente?”



Prezado Vinicius,
Tudo bom?
Os únicos estudos que vi até o momento são preliminares e foram feitos em clinicas de infertilidade, ou seja, os homens avaliados nos estudos já apresentavam problemas reprodutivos e foram expostos a grandes quantidades de fitoestrógenos.
Minha consideração é que não existe até o momento nenhum respaldo cientifico para afirmar que o consumo de soja pode acarretar qualquer problema para os homens. Pelo contrario, a soja é considerada um alimento funcional, onde além de fornecer proteínas, fibras, vitaminas e minerais exerce um efeito positivo sobre a saúde de quem a consome.   
Mas ressalto que vegetarianos não precisam se bitolar no consumo desta leguminosa, o mais importante em uma dieta é sua variedade, então inclua outras fontes protéicas como feijão branco, lentilha, grão de bico, ervilha, fava, nozes, castanhas, sementes, etc.
Atenciosamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário