7 de abril de 2010

Perguntas e Respostas : B12 supre a proteína da carne?


Boa noite,

Parei de comer carne a 9 meses, por questoes pessoais, mas desde a data em que parei não preocupei em procurar algum nutricionista ou me informar o que devo suprir a proteina da carne, onde muitos fala que é insubstituivel. Li nesse site que a b12 seria uma fonte. Fora essa vitamina, existe alguma outra fonte natural? como vegetais, cereais... não como nenhum tipo de carne.

Obrigado pela atenção.

Prezado Ricardo,
Tudo bom?

Acredito que você se confundiu com alguns termos!

A B12 é uma vitamina encontrada apenas nos alimentos de origem animal, ela não é uma proteína (mas no alimento esta ligada a proteína).

Já as proteínas são fundamentais para a construção e manutenção dos  tecidos corporais (pele, músculos, etc), enzimas e hormônios do nosso organismo.

Um adulto (homem ou mulher) saudavel, vegetariano ou não, tem a necessidade diaria de 0,8g/kg/dia. Ou seja, um individuo de 70kg necessita consumir 56 gramas de proteína por dia, sendo que as  proteínas devem fornecer de 10% a 35% do valor energetico total da dieta.

Proteínas oriundas de uma dieta a base de vegetais pode atingir as recomendações quando uma variedade de alimentos e ingerida e as necessidades calóricas são supridas.

Vale lembrar que não existe diferença na incorporação da proteína no organismo humano quando ela é proveniente de fonte animal ou vegetal.
As leguminosas (feijões) costumam ser deficientes em dois aminoácido chamados de metionina e cisteina enquanto que os cereais são pobres em lisina, entretanto uma mistura de 2 partes de cereal com uma parte de leguminosa fornece uma proteína completa para os seres humanos. Mas essa mistura não precisa ser feita na mesma refeição, você pode consumir como exemplo o cereal no almoço e a leguminosa no jantar, porem a sua mistura na mesma refeição não é prejudicial.
Listo abaixo os 8 principais mitos com relação as proteínas na dieta vegetariana.
1º Mito - As Proteínas Vegetais são incompletas.
Verdade - alguns alimentos podem conter baixos valores de um ou mias aminoácidos especifico, mas a combinação de diferentes alimentos vegetais fornece todos os aminoácidos necessários em quantidades adequadas.
2º Mito - As proteínas vegetais não são tão boas como as animais.
Verdade – Proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que proteínas animais. A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou sua combinação.
3º Mito - Diferentes proteínas vegetais precisam ser consumidas na mesma refeição.
Verdade - Os aminoácidos não precisam ser consumidos na mesma refeição e sim ao longo do dia.
4º Mito - Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidade nutricional de proteínas são adequados para humanos.
Verdade - esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas e a velocidade de utilização delas é muito diferente entre os animais e os seres humanos.
5º Mito - As proteínas vegetais não são bem digeridas.
Verdade - a digestibilidade pode variar de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a de produtos de origem animal.
6º Mito - A proteína vegetal não é suficiente, sem a carne, ovo ou derivados do leite, para oferecer as necessidades humanas de aminoácidos.
Verdade - a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser tranquilamente atingida utilizando-se apenas as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as animais (ovos, leite e derivados).
7º Mito - As proteínas vegetais contêm os seus aminoácidos desbalanceados e isso limita o seu valor nutricional.
Verdade -não há evidências de que esse balanço seja importante. O importante é que todos os aminoácidos sejam ingeridos ao longo do dia.
8º Mito - Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento de origem vegetal.
Verdade - todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância nos alimentos de origem vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário