21 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas - Adaptação + B12 + Soja


“Vegetariano a 3 meses (2 primeiros como Ovolacto e no último como vegano, e mudando radicalmente de um dia para o outro, sem dar folga para o organismo se acostumar...rs)
Então, fico muito preocupado com a questão do B12, o problema com os nervos, e também a um mito de que a soja tem "hormonio feminino" gostaria porfavor de mais esclarecimentos!
Desde já, obrigado !”

Prezado Douglas,
Tudo bom?

Vou iniciar minha resposta com um trecho da sua pergunta: “sem dar folga para o organismo se acostumar”. Na verdade essa adaptação (acostumar) não é do nosso organismo e sim dos nossos hábitos, rotina e paladar. Nosso corpo precisa de nutrientes, independente do alimento que ele veio exemplo: nosso corpo para transportar oxigênio precisa de ferro, que pode vim da carne ou do feijão, ambos no final vão exercer a mesma função.

Entretanto toda mudança de habito alimentar exige um período para adaptação, que é extremamente individual, alguns preferem ir tirando aos poucos, enquanto que outros simplesmente param de comer como você.
Para facilitar essa mudança do habito alimentar eu recomendo conhecer bons restaurantes vegetarianos ou empresas que ofereçam opções congeladas, preparar refeições com vegetarianos já familiarizados com a culinária, fazer cursos de culinária e procurar na internet.


Sobre a B12 eu recomendo que leia o POST SOBRE B12.

Criou-se uma polemica muito grande sobre o consumo de soja para os homens, pela presença na leguminosa de isoflavonas, que são substâncias denominadas de fitoestrógenos, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres.
Até o momento apenas um artigo fez correlação negativa entre consumo de soja e fertilidade masculina. Entretanto este estudo foi muito questionado pois avaliou o efeito da soja (isoflavonas) em homens já com disfunções sexuais, além do que o número de pacientes estudado foi muito pequeno e deram altas doses de isoflavonas isoladas. Resumindo, até o presente momento o consumo de soja para homens ou mulheres é considerado saudável. Lembro também que a soja é considerado um alimento funcional.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá professor. A B12 pode ser produzida naturalmente em nosso organismo por bactérias especícas se ingerirmos uma quantidade de fibras. Isso é correto?

Eduardo Fraccarolli Buriola disse...

Joana,
Vamos analisar alguns pontos:
Nosso corpo para absorver a B12 precisa do Fator intrínseco que é liberado pelo estomago e sua absorção é feita nos 60cm finais do íleo (intestino delgado).
A nossa produção de B12 é feita no intestino grosso, ou seja, depois do local de absorção e sem a presença do fator intrínseco.
Resumindo, não podemos considerar a nossa produção como fonte de B12. As únicas fontes seguras para a alimentação são leite, ovos, alimentos fortificados e suplementos.

Postar um comentário