3 de março de 2010

Nutrição para Diabeticos - Sugestão de Leitura

nEste livro foi feito por uma querida professora da graduação, ele não é sobre vegetarianismo, e sim sobre educação nutricional no DM 2.
A ESCUTA NO TRATAR DO INDIVÍDUO COM DIABETES:SABERES, SABORES E SENTIMENTOS

Este é um livro destinado a aproximar o nutricionista, o médico e outros profissionais de saúde das pessoas com diabetes, para ajudá-las a reconstruir sua relação com o alimento e com o próprio corpo.
Nele, os saberes e sentimentos sobre a doença, expressos por quem a vive e com o auxílio da escuta psicanalítica, são apresentados antes dos saberes dos especialistas. Aos conhecimentos atualizados em diabetes e educação nutricional, acrescem-se os sabores da alimentação saudável, em 115 receitas testadas e calculadas, complementadas com tabelas de apoio ao planejamento alimentar e à contagem de carboidratos,instrumentos práticos e eficazes na busca de um melhor controle metabólico, prazer e bem-estar para a pessoa com diabetes.
Como bem destaca a pesquisadora Maria Cristina Faber Boog no prefácio, há muito a autora deste livro compreendeu que “saberes cindidos, desarticulados das situações de vida em que são gerados e nas quais devem ser cuidados, pouco concorrem para a eficácia dos tratamentos”. Assim, a nutricionista e psicanalista Denise Giacomo da Motta parte da postura de que escutar e tratar o indivíduo com diabetes exige uma visão global sobre ele. Postura essa essencial para a eficácia dos processos educativos, nos quais se deve privilegiar a história, os sentimentos, crenças, valores, comportamentos e condições de vida dessa pessoa.


LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário