15 de maio de 2010

Perguntas e Respostas: Agar Agar e colágeno


Me tornei vegetariana faz 3 meses. Antes de começar essa nova etapa de minha vida, procurei estudar sobre os elementos que a carne me fornecia e que pudessem ser substituidos dentro dessa filosofia alimentar. A minha dúvida é quanto ao colágeno. Eu havia lido que a agar-agar seria uma fonte vegetal desse colágeno. Agora li uma informação que não é isso, ela apenas substitui a gelatina e serve como emagrecedor. Eu estava tomando a agar em cápsula e até dando à meu marido. Você poderia me escarecer sobre a real fonte de colágeno vegetal? Estou confusa. Grata desde já.

Prezada Ana Karina,
Tudo bom?
Primeiro ponto, até o momento não existe artigos científicos dando embasamento para que a suplementação de colágeno seja indicada para apresente algum efeito benéfico.
Nosso corpo produz colágeno quando ingerimos uma dieta equilibrada rica em vitamina C e adequada em proteínas | aminoácidos.
Segundo ponto, o Agar Agar ele é como você disse apenas um substituto culinário para a gelatina, pois sua composição é totalmente diferente da gelatina animal.
Atenciosamente

10 comentários:

Unknown disse...

Sou ovolactovegetariana e também fico muito preocupada com a questão do colageno. Passei esta questão para o meu dermato e ele me receitou exsynutriment. Como as cápsulas são caras estou procurando uma outra fonte de colágeno vegetal. Existe ou o colágeno é somente de origem animal? Pensei em usar o agar agar, porém sou muito desconfiada com fitoterápicos e o post acima só veio a confirmar minha dúvida de que o agar agar não é colageno vegetal. Obrigada e fico aguardando sua resposta.

Anônimo disse...

Eduardo
Ter notícias de um nutricionista que não come carne, vegano, ainda por cima, me dixa muito feliz, pois normalmente os vegetarianos são agredidos verbalmente pelos nutricionistas.
Tenho 57 anos e sou vegetariano desde os 12 anos de idade. raramente tomo algo com leite ou ingiro ovos, mas como queijo em pizzas, etc e massas que contém ovos.
Nunca me preocupei com a possibilidade de faltar algum nutriente, mas procuro diversificar a minha alimentação e fazer atividades físicas. E tenho saúde normal, bastante vigor físico, mesmo com a idade.
Não acredito que alguém precise ingerir produtos de origem animal para ter saúde e, quanto aos suplementos, é bom verificar a origem. Por exemplo: o colágeno não é extraído de ossos, ou de sua medula? nada a ver, ser vegetariano e ingerir suplementos de origem animal morto.

Anônimo disse...

acho que o que envelhece é carnes, leites ,ovos, e refinados em geral
pois formam toxinas: acido úrico, radicais livres, virus, bacterias , colesterol , putrefatos....
acaba com saude e beleza
proteínas,ferro, o proprio corpo é que forma
b12 , os vegetais ajudam...
os nutricionistas carnivoros que conheço vivem doentes....
vegetal rejuvenesce....

Lourdes Gimenes disse...

Oi Eduardo, sou ovolactovegetariana há 28 anos, mesmo assim como poucos ovos e queijos. Há plantas que incentivam a produção de colágeno, como a centelha asiática, e outras que ajudam a pele a ter firmeza, como as folhas da amora miura. Não precisamos, de forma alguma, retirar substâncias de cadáveres (os abatidos bois, vacas, bodes, etc). Concordo, plenamente com o autor da resposta anterior. O que precisamos mesmo é de boa alimentação de origem vegetal sem agrotóxicos.
Lourdes (theplantessence)

Daniela disse...

Gostaria de saber se existe mesmo o colágeno vegetal? Ví em uma loja de produtos naturais um pó branco vendido como colágeno vegetal. O rótulo não fala muito coisa mas já compro outros produtos nessa loja que são confiáveis porém não sei quanto ao colágeno.

Anônimo disse...

Me ofereceram gelatina no hospital, pós cirurgia, e eu neguei, o médico fez cara feia e disse q eu precisava comer, em fevereiro faço outra, queria levar um subistituto pra não ficar ouvindo sermão do médico.

Anônimo disse...

A gelatina como ingrediente culinário ou sobremesa pode ser substituída pelo agar agar.
Já o colágeno como suplemento alimentar é outra coisa. O corpo produz esta substância, porém com a idade essa produção diminui, causando flacidez (perda da elasticidade. O colágeno como suplemento só pode ter origem animal. Porém, vegetarianos podem optar pelo silício orgânico hidrossolúvel, em cápsulas, que estimula o organismo a produzir colágeno.
O silício está presente também em alimentos como: algas, alho, aveia, avelã, banana, centeio, cevada, cogumelos, feijão, milho, nabo, pectinas(em particular as existentes na casca dos frutos), salsa, trigo.

Márcia Caetano disse...

Olá pessoal,
Sou vegana recente, mas tive uma tia-avó e meu tio-primo - filho dela - que foram vegetarianos por toda a sua vida. Minha tia - que era cardiopata de nascença -, faleceu com mais de 80 anos e nunca ficava doente. O filho dela, faleceu com 59 anos. Tinha os cabelos negros - sem um único fio branco -, pele de um garoto de dezoito anos - sem rugas e/ou manchas senis.
Eles não tomavam leite e não consumiam ovos, então eu me pergunto: precisamos mesmo disso?
A indústria do consumo e do lucro nos faz crer que sim, mas isso é mentira. Não causem dor e sofrimento aos nossos irmãozinhos mais humildes, não sejam tolos e aprendam a raciocinar por si mesmos. Boa sorte, Márcia

Anônimo disse...

AMORA MUIRA AJUDA NA FIRMEZA DA PELE? PROCUREI ALGUM ARTIGO QUE CONFIRMA-SE ESSA INFORMAÇÃO MAS NÃO TIVE SUCESSO. SEI QUE TEM BENEFÍCIOS PARA O CORPO MAS NADA EM RELAÇÃO A FIRMEZA DA PELE!

Luciano Martinez disse...

O Agar-agar é de ORIGEM VEGETAL. ele é extraído de ALGAS!!!

Postar um comentário