8 de outubro de 2010

Perguntas e Respostas: B12 !


"Olá Eduardo, tudo bem?

Eu, meu marido e meus filhos(14 e 11 anos), somos veganos. Fazem 3 meses que retiramos qualquer alimento de origem animal da nossa alimentação e a grande dúvida é a tal B12.
Já li tudo que podia a respeito, mas nada ainda que tenha me deixado tranquila sobre a suplementação ou não.
Moro em Curitiba, e não encontrei nenhum nutricionista especealizado no assunto para me ajudar, e os médicos que conversei, sabem menos do que eu, como vc deve imaginar.
Li em alguns sites vegetarianos, que a B12 dura no organismo por até 30 anos, por isso a suplementação só seria necessária após os 50. Outros dizem que depois de 3 anos como vegano, é necessário começar a suplementação e tem os que mandam começar imediatamente.
Não sei a quem recorrer e gostaria da sua ajuda, o que eu faço? O que é melhor para mim e minha família?
E se vc conhece algum nutricionista aqui em Curitiba que possa me ajudar.

Obrigada"

Prezada Helenice
Infelizmente não conheco nenhum profissional para te indicar em Curitiba. 

Suas duvidas com relação a B12 é bem comum, vamos por partes:

Li em alguns sites vegetarianos, que a B12 dura no organismo por até 30 anos, por isso a suplementação só seria necessária após os 50.” 

Existe no nosso corpo uma reabsorção da B12 (ciclo êntero-hepático) de aproximadamente 1mcg por dia, então dependendo do estoque da pessoa a deficiencia pode demorar anos até aparecer.
Como esse tempo é muito individual podendo ser desde poucos meses até varios anos. Minha orientação é SEMPRE utilizar a suplementação principalmente com crianças, gestantes, mulheres amamentando e idosos. 

Procure por um bom profissional nutricionista em sua cidade, certamente ele ira conseguir te ajudar.
Abraços!

Um comentário:

Postar um comentário