1 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: Crianças Vegetarianas!!

“Olá Dr. Eduardo! Tenho uma filha de 1 ano e meio e gostaria de saber a quantidade de proteína necessária por dia? E se puder me passar alguns exemplos, tipo quantas castanhas, quantas colheres de proteína de soja, quantas colheres de feijão...desde já agradeço.”
 Prezada Luana,
Tudo bom?
Dietas veganas apropriadamente planejadas podem satisfazer as necessidades de crianças. A Associação Americana de Dietetica (ADA) e a Academia Pediatrica Americana dizem que dietas veganas podem proporcionar um crescimento normal as crianças.
De acordo com a DRI a necessidade proteica de uma criança de 1 a 3 anos é de 1,05g\kg\dia. (Se a criança pesa 13kg ela vai necessitar de 13 g de proteina por dia)
As opções proteicas podem ser feijões (consumidos preferencialmente com outro cereal – ex: arroz e feijão | creme de ervilha com pão | lentilha com cevada, etc.. ), tofu, analogos da carne (salsicha de soja, carne de soja, etc) além de ovos e laticinios (ovolacto).  É muito importante nesse momento avaliar o historico de alergia da familia e introduzir os alimentos lentamente como forma de previnir e facilitar o diagnostico de uma eventual alergia.
Quando falamos em crianças vegetarianas é importante ressaltar a suplementação de B12 e também de omega 3 (DHA). Paras as mamaes que ainda estão na gestação ou amamentando é importante o consumo delas (isso mesmo, da mae) com a B12 e o omega 3.
Recomendo também que faça o acompanhamento da sua filha com um profissional nutricionista.
Atenciosamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário