10 de novembro de 2011

Não consigo comer feijões!!!!


É comum escutar algumas pessoas falando que não comem feijões* pois eles formam gases, ou “não cai bem”.
O responsável pela formação dos gases e consequentemente desconforto dos feijões são os galactosideos de sacarose  (rafinose – estequiose –verbascose) e como o sistema digestivo humano não contém a enzima  a-galactosidase, esses compostos não são digeridos e podem sofrer fermentação microbiana anaeróbica, que resulta em produção de gás, ou seja, flatulência.

Minha dica para melhorar a tolerância aos feijões que são ótimas fontes de proteína, zinco, e ferro é:
1 - Deixar os Feijões de molho por 12h (na geladeira)
2 – Descartar a água
3 – Cozinhar em uma nova água.
Essa técnica conhecida por maceração (que muitas vezes nossas avós já utilizavam) ajuda também na redução do tempo de cocção e também no aumento da absorção de ferro pois os fitatos são diminuídos após o uso dessa simples técnica.

*Feijões nesse contexto é para explicar o grupo das leguminosas que fazem parte o feijão branco, o feijão preto, a lentilha, o grão de bico, a ervilha, etc.

3 comentários:

igor disse...

Valeu aí pela dica! Teu blog já tá nos meus favoritos.

Mas uma dúvida: porque 12 horas e na geladeira? Sempre me diziam pra deixar de 8 a 10 horas do lado de fora mesmo. E quantas partes de água para quanto de feijão?

Brigadão!

Anônimo disse...

Adorei o site! E valeu pelo post. Mas eu nunca sei quantas partes de água para quantas partes de feijão eu tenho que pôr. E qual o tempo e a quantidade de água necessários para as oleaginosas e as sementes?

Obrigado!

Roberta Clarissa Leite disse...

Olá, bom dia. Bem interessante esse post. Não esquecendo que no Brasil temos também a variação de caldinhos de feijão, triturados e com adição de algumas verduras ficam bem gostosos.
Obrigada,
Roberta Clarissa (http://www.planodesaude.net/)

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