11 de novembro de 2011

Avaliação de artigo



Pesquisei no Scielo por artigos atuais sobre dieta vegetariana publicados em nosso pais.
Encontrei um sobre um Dietas vegetarianas e desempenho esportivo (clique no link para ver artigo na integra) como habitual o foco dos artigos nacionais é questionando a qualidade da dieta vegetariana “será possivel ter uma dieta vegetariana saudável”.  

Ao ler o artigo separei alguns pontos que me chamaram mais atenção.

1.       Ao avaliar a qualidade protéica da dieta o referencial dele é valor biológico, metodologia que sabemos ser inadequada, sendo o ideal o PDCAA.  Quando aborda a qualidade dos aminoácidos da dieta ele diz que não se tem uma ingestão adequada de AA essenciais – lembrando que até o nosso guia alimentar da população brasileira já diz que uma simples mistura de 2 partes de cereais com uma de leguminosas (Arroz + Feijão) fornece um aporte de aminoácidos adequado e completo. 
Recomendo que olhem essa apresentação do meu amigo Dr. Eric Slywitch – PROTEINA

2.       Deficiencia de Iodo?  Faltou um olhar mais critico do autor em ver que fora do Brasil nem todo sal é iodado e que os riscos podem existir, mas em nosso pais com o sal sendo iodado, eu não acredito que as pessoas (qualquer perfil de dieta) tenha uma ingestão inadequada.

3.       Quando escreve sobre ferro inicia mencionando uma menor ingestão:

A eliminação de carnes e o aumento de legumes e grãos integrais na dieta podem resultar na menor ingestão deste mineral...

Entretanto no parágrafo seguinte:

“Sabe-se que essa prática alimentar pode, até mesmo, conter mais ferro do que em dietas não vegetarianas, mas o mineral encontra-se menos disponível para absorção”

Recomendo que leiam o post que fiz sobre Ferro e sua biodisponibilidade LINK.

4.       Com relação a B12 de fato os vegetarianos – principalmente os veganos devem ter maior atenção a esse nutriente. Vejam que no Blog é um assunto que escrevo com freqüência.

5.       Creatina, de fato vegetarianos não tem ingestão de creatina na dieta – apenas formação endogena.  Inclusive atletas vegetarianos tem grande resultados com o uso de suplementos de creatina - CREATINA.

Abraços!  

Um comentário:

Unknown disse...

Eduardo, gostei muito de sua pesquisa referente este artigo.
Abs

Postar um comentário