22 de janeiro de 2010

Perguntas e Respostas - Soja e Glúten


Dr. Eduardo:

Depois de ler muita coisa contraditória, gostaria de ter uma "pá de cal" sobre as dúvidas:
1- Afinal, o glúten (seitan) faz mal ou não? Há evidências científicas? Pode ser consumido diariamente?
1- Qual a quantidade de soja que posso comer diariamente sem ter problemas de saúde (tireoide, etc...)?

Não somos vegetarianos, mas já temos uma dieta com cereais integrais e estamos , eu e minha esposa, analisando a possibilidade de adotarmos uma dieta vegetariana. O grande problema são as fontes de proteina, e acho que o consumo de gluten e de soja seriam fundamentais.

Grato,


Prezado Sergio,
Tudo bom?
O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Algumas pessoas (celíacos) apresentam uma alergia a essa proteína e consequentemente não podem ingerir esses alimentos. Entretanto pessoas que não apresentam a doença celíaca podem consumir alimentos com glúten diariamente.
A soja não causa problemas  para a tireóide, entretanto pessoas que já apresentam alguma alteração na glândula devem ter um consumo moderado da leguminosa, pois alguns trabalhos científicos indicaram um possível efeito bociogenico, mas lembro que são apenas indicativos.
Vegetarianos NÃO precisam bitolar a alimentação em produtos a base de soja e glúten para suprir suas fontes protéicas, diversos alimentos de origem vegetal são ricos em proteína como os feijões, as castanhas, as sementes, nozes e os laticínios e ovos para quem consome. Veja texto sobre O QUE SUBSTITUI O QUE.
Atenciosamente
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário