5 de fevereiro de 2010

Alimentos Funcionais no dia a dia

Incluir alimentos ricos em antioxidantes no dia a dia não é uma tarefa difícil. Uma dieta rica em alimentos funcionais contém frutas e seus sucos, verduras, cereais integrais (ex. arroz, aveia, trigo, cevada), feijões (ex. feijão, soja lentilha, grão de bico, ervilha) castanhas, sementes e muitas cores. Veja algumas dicas de como combater os radicais livres e ter ainda mais saúde e qualidade de vida!



A Linhaça é rica em fibras e ômega 3, que auxiliam na redução do colesterol e triglicérides, aumentam o funcionamento intestinal, reduz as inflamações e protegem o coração. Consuma diariamente uma colher de sopa na vitamina, salada ou sobre a fruta.
O resveratrol presente no suco de uva vermelha é um potente antioxidante e protetor do coração, inclua um copo de (200ml) ao dia. Use um suco de boa qualidade sem açúcar.
A Soja além de rica em proteína e minerais ela ajuda no controle do colesterol, ameniza os incômodos da menopausa. Faça o uso de soja pelo menos 4 vezes na semana, na forma de hambúrgueres, almôndegas, tofu grelhado, etc. Seu uso deve ser de apenas uma vez por semana para aqueles que tem alguma disfunção com a tireóide.
O selênio é um mineral encontrado abundantemente na Castanha do Pará, consuma uma unidade por dia, para ter as necessidades deste potente antioxidante.
As fibras presentes nos cereais integrais auxiliam na prisão de ventre, controle do colesterol, aumentam a saciedade e são ricas em vitaminas do complexo B. Pelo menos metade dos cereais que consumir faça uso dos integrais. Algumas dicas:
• Para cada xícara de arroz adicione quatro colheres de sopa de quinua (cozinham juntas),
• Faça uso do macarrão e do pão integral,
• Adicione farinhas integrais nas suas preparações (bolos, tortas, panquecas),
• Algumas empresas produzem um tipo de “Arroz” adicionado de outros cereais (geralmente são conhecidos como 7cereais).

Tenha uma refeição rica em CORES, pois cada uma dela representa um pigmento (licopeno, clorofila, antocianina, beta caroteno, etc) que auxiliam o corpo na prevenção de doenças. Além de aumentar as chances de ter uma dieta equilibrada.
Uma sugestão para o lanche da tarde é o suco verde, rico em ferro, cálcio, vitaminas e antioxidantes. Ele é feito com: uma fruta cítrica (limão, maracujá, laranja, abacaxi) + 2 folhas de couve manteiga + ½ un. de maça + 3 folhas de hortelã. Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.
A Camelia sinensis popularmente conhecida como Chá verde é uma bebida rica em bioflavonóides e catequinas, substancias que combatem os radicais livres, auxiliam no controle de peso e também diminui os níveis de colesterol. Recomenda-se tomar de 1 a 4 xícaras por dia.

Um comentário:

Gabriella disse...

Como sua paciente admiro o seu trabalho e seus textos! Parabéns!!!
Beijo

Postar um comentário