9 de fevereiro de 2010

Perguntas e Respostas - Soja


“prezado dr.Eduardo. Li um artigo sobre a soja que me deixou totalmente confusa. Que os fitatos da soja nao sao reduzidos deixando-a de molho.Com o tofu, a mesma coisa. Que o tofu leva a deficiencc ia nutricional, que o leite de soja e de dificil digestao e rico em aluminio. Enfim, o artigo fala, muito mal da soja, que afeta, inclusive, a tireoide.Somente os fermentados sao seguros.Devo retirar a soja do meu cardapio. Qual a sua opiniao. Por favor, me de uma orientacao. Obrigada.

Prezada Sonia,
Tudo bom?

Diversos artigos científicos apontam que a técnica de maceração (deixar os feijões de molho) auxiliam na redução do ácido fitico e consequentemente na  melhora de absorção de minerais.
Pesquisas, ainda que poucas e sem conclusão, apontam que pessoas com alteração de tireóide devem ter um consumo controlado da leguminosa, mas não que a soja vai fazer mal para a tireóide.
Volto a dizer que a Soja é considerada um alimento funcional, que o seu consumo além de fornecer proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas, produz efeitos positivos sobre a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário