A afirmação
Para diminuir a quantidade de calorias ingerida, coma devagar. Os fatos
As mães sempre pedem aos filhos na mesa de jantar que tenham calma e mastiguem bem a comida. Aparentemente, elas têm um motivo para isso.
Pesquisadores descobriram evidências, ao longo dos anos, que quando as pessoas devoram os alimentos acabam consumindo mais calorias do que quando se alimentam num ritmo mais lento. Um motivo é o efeito da ingestão mais rápida sobre hormônios.
Dia 05 de março as 8h00 eu vou estar ao vivo no programa Bom dia Cidade (Educativa FM -105,9 – Piracicaba) falando sobre vegetarianismo e explicando sobre o Suporte Vegetariano.
Caso a equipe disponibilize o áudio eu coloco o link aqui para todos.
Eduardo Fraccarolli Buriola1
Maria Rita Marques de Oliveira2
1Nutricionista - Curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
2Docente da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita –IB/ UNESP - Botucatu
“Mensagem: Ola Dr. Eduardo,
Vou começar o curso Tecnico Nutriçao. Sou vegetariana ha quase 1 ano, gostaria de saber se isso vai atrapalhar no começo da minha carreira. Por favor me responda o mais breve possivel.
Obrigada, um abraço!”
“Boa Noite! Darei início a um tratamento de fertilidade, e estou preocupada por ser "ovo lacto vegetariana"... A maioria dos médicos não tem a menor noção do que isso significa, e, no meu primeiro dia de tratamento me indicaram ácido fólico para tomar. Não seria mais necessário que eu tomasse a B12?! Acho que o melhor seria eu achar um nutricionista vegano por aqui...nem sabia que existia!....srsrs! Valha-me, Deus, ao te conhecer aki, neste site, fiquei muuuuuuito feliz e pensei: O mundo está evoluindo!! ;) Bem, o fato é, acho que o mundo está um pouquinho mais preparado para receber um "futuro vegano"..srrs! Bem, quanto a pergunta: B12 é mais recomendável para a minha gravidez, não é mesmo??!! obrigada!”
“prezado dr.Eduardo. Li um artigo sobre a soja que me deixou totalmente confusa. Que os fitatos da soja nao sao reduzidos deixando-a de molho.Com o tofu, a mesma coisa. Que o tofu leva a deficiencc ia nutricional, que o leite de soja e de dificil digestao e rico em aluminio. Enfim, o artigo fala, muito mal da soja, que afeta, inclusive, a tireoide.Somente os fermentados sao seguros.Devo retirar a soja do meu cardapio. Qual a sua opiniao. Por favor, me de uma orientacao. Obrigada.”
Prezada Sonia,
Tudo bom?
Diversos artigos científicos apontam que a técnica de maceração (deixar os feijões de molho) auxiliam na redução do ácido fitico e consequentemente na melhora de absorção de minerais.
Pesquisas, ainda que poucas e sem conclusão, apontam que pessoas com alteração de tireóide devem ter um consumo controlado da leguminosa, mas não que a soja vai fazer mal para a tireóide.
Volto a dizer que a Soja é considerada um alimento funcional, que o seu consumo além de fornecer proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas, produz efeitos positivos sobre a saúde.
Incluir alimentos ricos em antioxidantes no dia a dia não é uma tarefa difícil. Uma dieta rica em alimentos funcionais contém frutas e seus sucos, verduras, cereais integrais (ex. arroz, aveia, trigo, cevada), feijões (ex. feijão, soja lentilha, grão de bico, ervilha) castanhas, sementes e muitas cores. Veja algumas dicas de como combater os radicais livres e ter ainda mais saúde e qualidade de vida!